Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aniversário do blog da Lucinha

O blog da Lucinha fez 1 ano, então a Helô Spitali fez esta linda imagem para ela, e eu não resisti a copiar...


PARABÉNS, LUCINHA!




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Padre Pio de Pietrelcina

Imagem retirada da Net
Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de Maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). O Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.

Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino tornou-se amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajecto nos caminhos do Evangelho.
Recomendava muitas vezes às pessoas que recorressem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas de Cristo.

Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adoptando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado sacerdote em 10 de Agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.
Após a ordenação sacerdotal, o Padre Pio precisou de ficar com a sua família até 1916, por motivos de saúde e, em Setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até ao dia da sua morte.
Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, o Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, no seu próprio corpo.

Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio deste sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração dos fiéis e libertá-los das garras do demónio, conhecido por ele como "barba azul".
Torturado, tentado e provado muitas vezes pelo maligno, este grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital deu-se a 5 de Maio de 1956.
Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, o Padre Pio criou grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos destas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, o Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Esta Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.
Era madrugada do dia 23 de Setembro de 1968, no seu quarto conventual, com o terço entre os dedos, repetindo o nome de Jesus e Maria, descansou em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Foi beatificado no dia 2 de Maio de 1999 pelo Papa João Paulo II, e canonizado no dia 16 de Junho de 2002, também pelo saudoso Pontífice.

O Padre Pio dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"

Oração do dia:


Senhor, luz dos fiéis e pastor das almas, que destes à vossa Igreja São Pio de Pietrelcina para apascentar o vosso povo com a sua doutrina e o iluminar com o exemplo da própria vida, fazei que, por sua intercessão, perseveremos na fé que ele ensinou com a sua palavra e sigamos o caminho que ele mostrou com o seu exemplo. Por Nosso Senhor.


(Recebi por e-mail)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Algumas peças da Fábrica de Loiça de Sacavém

Como prometi cá mostro a minha caçoula de Sacavém, além de outras peças.

Caçoula com rosas

Sacavém, período Gilman

Para além da marca tem o número de série

Prato de sobremesa

Pormenor da borda

Sacavém, período Gilman, com número de série

Travessa

Pormenor da borda

Sacavém, período Gilman, sem número de série
Tenho mais algumas peças, de variadas marcas, que mostrarei mais tarde.
Quero agradecer ao amigo Flávio pelo seu bonito e interessante blog, onde publica fotos das antiguidades que possui; graças a ele comecei a ver as minhas peças com outros olhos.
Visite o blog do Flávio e veja que lindas peças ele tem:
Trapos, Cacos e Velharias

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

José Mauro de Vasconcelos


Ando a ler José Mauro de Vasconcelos, eu que só conhecia o tal pé de laranja lima estou a deliciar-me com os outros personagens dos seus livros, cada um mais ternurento do que o outro.
Acabei ontem "Rua descalça" e anteriormente "Rosinha, minha canoa".


Estou desejosa de encontrar mais livros dele para comprar, apaixonei-me pelo seu estilo.
Já não sentia vontade nem prazer na leitura há muito tempo, apenas lia poesia que se lê num instante e pronto, depois vagueava pela net. Mas estes dias recomecei a ler e já li três livros em pouco mais de uma semana, estou a voltar ao que era. E já sentia muitas saudades de ser como eu era...

(Imagens da Net)

Que lindas fotos!




Essas fotos são de uma amiga que tem um blog e que fez anos em julho. Nessa altura eu copiei as fotos para trabalhá-las mas só agora deu tempo, aliás, uma nem consegui, foi o meu filho do meio quem teve a gentileza de me fazer esse favor, para mim era difícil.
Espero que goste, Mariazinha.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Caçoula de Sacavém com rosas


Esta imagem pertence ao blog do meu mais recente seguidor, o Flávio.
Ele é estudante de Design e coleciona velharias. Publicou esta foto recentemente e fiquei surpresa porque eu tenho uma peça igual. Ele chama-lhe saladeira, nós por cá dizemos caçoula.
Vasculhei na casa toda e descobri que tenho mais umas pecinhas interessantes, algumas das quais estavam a uso mas já retirei e guardei. E descobri mais uma coleção...
Quando tiver tempo vou fotografar as minhas peças e mostrar no blog, podem aguardar.

domingo, 11 de setembro de 2011

Caminhos de Santiago


Hoje participei numa caminhada pelos caminhos de Santiago, entre Marinhas (Esposende) e Castelo do Neiva (Viana do Castelo).
Foi um caminho fácil, de apenas 8 ou 9 Km, e gostei muito de o fazer, estava já um pouco enferrujada.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ontem fiz doce de marmelo

Deram-me este balde de marmelos...

Descasquei-os, cortei-os e deitei-lhes açúcar...

No dia seguinte estavam assim e foram para a panela
juntamente com o açúcar , o líquido que largaram
e 3 paus de canela...

Cozeram durante horas e foram reduzidos a puré...

O resultado foi 14 frascos de doce de marmelo
muito saboroso.
Não gosto muito de marmelada, prefiro o doce pois é mais suave para pôr no pão.
Faço tudo a olho, por isso não indiquei pesos nem medidas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aniversário da Isa


Hoje é o aniversário da amiga Isa, ofereço-lhe esta rosa e desejo toda a felicidade do mundo.
Um grande (enorme!) beijinho para si, querida amiga.