Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

domingo, 1 de maio de 2011

O maio

O maio

Este é o maio que eu coloquei à porta, ao anoitecer de sábado, dia 30 de abril.
Com o maio recebemos o mês com este nome, em todas as casas da minha terra se colocam maios.
Há quem os faça muito elaborados mas eu apanho um molho de giestas, ato-as com um laço e já está.
Estas giestas já estão um pouco velhas, mas chovia muito e eu não pude ir ao campo buscar outras, apanhei estas no monte perto da minha casa.

Conta uma lenda que foi Nossa Senhora que iniciou este costume:
Estando a Sagrada Família alojada numa casa, durante a fuga para o Egito, um soldado que os perseguia descobriu-os. Como estava só não ousou fazer nada, mas marcou a casa com um ramo de giesta para saber qual era, e foi chamar reforços.
Nossa Senhora, avisada por um anjo, colocou ramos de giesta em todas as casas. Quando os soldados chegaram não se atreveram a revistá-las todas, por medo de represálias.
E assim a Sagrada Família escapou.

Amanhã é também o Dia da Mãe, em Portugal, e é ainda a visita pascal no lugar onde nasci, por isso vai ser um dia muito ocupado e alegre, com muita família para visitar. Estou muito ansiosa, e espero que não chova...

3 comentários:

Maria Luiza disse...

Felipa, que costume cultural de sua região, tão maravilhoso estás nos postando? São costumes que não temos aqui. Então essas são as giestas? Que fofinhas, aqui não a temos, pelo menos acho que nunca as vi. Afinal, o maio é o enfeite da porta para receber o mês de maio? Será por causa da Virgem de Fátima? Desculpe-me, mas você fala com familiaridade, mas para mim é novidade esse linguajar. Achei tudo maravilhoso! Meu forte abraço!

chica disse...

Que coisa linda esse maio.Não ocnhecia essa tradição!
Lindo! Desejo um lindo MAIO e um feliz dia das mães! beijos,chica

Lucinha disse...

Felipa,

No Brasil, pelo menos na minha cidade, não têm essa tradição. Que lindo saber que em Portugal vocês continuam lutando pra conservar as tradições, isso é lindo.
Amanhã é dia das Mães em portugal? Se for isso que entendi. Felia dia das Mães pra você.
Um santo Domingo.
Beijos